27 de setembro de 2008

Ah... lindeza...

"Não, meu coração não é maior que o mundo...é muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores.
E por isso gosto de me contar,
por isso me dispo,
por isso me grito..."

(Drummond)

24 de setembro de 2008

DE MULHER PRA MULHER... Pensando num mundo melhor...





Você imaginou quantos absorventes usará ao longo de sua vida? Cada uma de nós irá consumir, ao longo da vida fértil, algo em torno de 10 mil absorventes descartáveis, que ficarão aí pelo mundo por volta de uns 100 anos pelo menos. E nós somos muitas! Portanto, são milhões de absorventes sendo descartados todos os dias que ocupam um lugar raro e precioso na natureza para se decomporem. O absorvente comum, além de ser bastante poluente, possui substâncias tóxicas e resíduos do processo industrial. Uma alternativa ecológica e saudável a isso é voltar a usar aquelas fraldinhas de pano, ou “fraldinhas mais modernas”, como o aBIOsorvente. Ele é um absorvente íntimo reutilizável e composto 100% de algodão (anti-alérgico). Diferente do que muita gente ainda pensa, o sangue da menstruação não é algo sujo. Ele é apenas constituído pela a parede do endométrio e pelos óvulos que não foram utilizados pelo corpo feminino, já que não foi fecundado. Esses tecidos são repletos de nutrientes e comprovam que você é saudável e fértil. Portanto, não há problema nenhum em lavar fraldinhas ou Abiosorvente, já que, de molho na água, o sangue sai facilmente, assim como se você estivesse lavando uma calcinha. Problema sim é continuar a produzir tanta quantidade de lixo, quando há meios de evitar fazê-lo.
Se quiser saber mais:

20 de setembro de 2008

Análise

Por favor, não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu.
Se ninguém resiste a uma análise profunda,
Quanto mais eu...
Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor.

Amor é síntese,
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr.
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços
E eu serei o perfeito amor.
(mário quintana)

11 de setembro de 2008

Um bonde chamado seu beijo

Quem encobrirá meu sono?
Beijará quem minhas costas no cotidiano?
Quem, no meio do frio, me cobrirá com lindas orelhas
e me dirá palavras indecentes nos ouvidos?
Quem, atrevido, me acordará com o ponteiro em riste
como um pássaro que não quer tudo
apenas o céu, a gaiola, o alpiste?
Quem que, quando eu dormisse, por mim zelasse
e eu, quando acordasse, lhe fizesse iogurtes brejeiros
massagens nos pés, cumplicidades de enlace?
Quem me agarrará por trás quando eu sair cheirosa do banho
e terá orgulho de eu ser guerreira e perfumada ao mesmo tempo?
Quem em bom senso dirá que muito me assanho
quem orientará a guerrilha diária a que me proponho
quem será inteligente e gostoso a meu lado como está no meu sonho?
Quem, a quem me disponho a cozinhar e fazer versos
quem racional e perverso cochichará nos tímpanos da minha alma
a doce ordem, a venal palavra: Calma?
Quem com sua alma me mostrará um mar vertical?
Quem, meu igual, me apontará andores reais, sem excesso de glacê no bolo
Com determinação de touro e a nobreza de poder ser banal?
Quem, coisa e tal, me beijará a boca e me enfiará as mãos
por debaixo da barra do segredo do vestido
e um dia passeará comigo no segredo contido na Barra do Jucu?
Quem, senão tu que eu elejo, eu planejo, pode habitar o lugar
a suíte que há tanto tenho reservado?
Quem, encomendado, pode me manter na confiança dos edredons
enquanto não chega?
Quem, com certeza, me visitará num outubourbon no gume da lira
de eu ser égua, cadela, mulher e sua?
Quem sobre mim sua, pinga, chove?
Quem que com lucidez resolve o abismo simples de prever o risco de sonhar
pra nele mesmo cair, rir
e se embolar?
Quem me dará a idéia de conceber a saudade no sentido tático
quem, não estático, de longe me fará cometer poemas de meia-noite?
Quem, sem favor, me estende o braço com rosas na mão
com explicação pro meu calor?
Quem, senão meu doido bondinho
meus olhos acesinhos, meu comedor...
Meu triz, meu risco
meu cristo redentor?
(Elisa Lucinda)

Mais um dela...
Que eu amo e dedico ao meu doido bondinho, meus olhos acesinhos, meu comedor...

8 de setembro de 2008

Ser vegetariano

Sou totalmente contra o "radicalismo", seja ele à favor ou contra o que for, mas uma coisa eu defendo com unhas e dentes e voz e sentimentos... É o direito que TODOS nós temos de sermos respeitados pelas nossas opiniões!

Há mais de 10 anos não como carne vermelha, há algum tempo parei de comer carne e ovos de qualquer espécie (parte da mudança interna e externa comentada há alguns post atrás), os motivos são muitos, mas me sinto em paz com minha consciência e posso dormir tranquila todos os dias com realação a esta escolha.

Algumas pessoas me perguntam como eu consigo ficar sem comer carne, não é difícil, aí vai a resposta:

1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.
2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão) de animais são mortos a cada hora!
3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.
4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.
5- Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.
6- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.
7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?
8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas!
9- Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.
10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.
11- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.
12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.
13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.
14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.
15- Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.
16- As seguintes doenças são comuns em comedores de carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer .
17- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando você come carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.
18- Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em sua consciência!?
19- Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.
20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.
21- Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que comedores de carne. Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.

A intenção aqui não é convencer ou chocar ninguém... Apenas mostrar o meu ponto de vista e o porque da minha opção... E acima de tudo colocar a responsabilidade em cima de cada um que ler este post... Depois disso você não pode mais alegar ignorância, agora você já sabe... A responsabilidade é toda sua...
"Mostrar a verdade é coisa para poucos... A maioria deseja permanecer na escuridão, na ignorância..."
http://www.youtube.com/watch?v=twoJiEbRjKM

5 de setembro de 2008

Parabéns Lili Bocão!!!

O post de hoje é em homenagem à você, minha amiga mais chata e que eu amooooooooo...
Como você mesma disse, "hoje é seu dia e de mais ningém"!!!
Parabéns... Muita paz, amor, harmonia...
Celebrar a vida sempre!!! É o que importa!!!
Te desejo tudo de melhor que pode existir nesse mundo!!!

Eu vou torcer pela paz
Pela alegria, pelo amor...
Pelas coisas bonitasEu vou torcerEu vou!

Pelo inverno, pelo sorriso
Pela primavera, pela namorada
Pelo verão, pelo céu azul
Pelo outono, pela dignidade
Pelo verde lindo desse mar...
Pelas coisas bonitas
Eu vou torcer
Eu vou!

Eu vou torcer pela paz
Pela alegria, pelo amor...
Pelas coisas bonitas
Eu vou torcer
Eu vou!...

Pelas coisas úteis
Que você pode comprar
Com dez reais
Pelo bem estar
Pela compreensão
Pela agricultura celeste
Pelo meu irmão
Pelo jardim da cidade
Pela sugestão
Pelo amigo
Que sofre do coração...
Pelas coisas bonitas
Eu vou torcer
Eu vou!

Om shanti, shanti shanti
Hari Om!...
Eu vou torcer pela paz(Pela paz, pela paz)
Pela alegria, pelo amor(Eu vou torcer pelo amor)..
Pelas coisas bonitas
Eu vou torcer
Eu vou!
Eu vou torcer

Eu vou torcer pela paz!
Eu vou torcer pela paz!...
"Eu vou torcer pela paz
Pelo amor, pela alegria
Pelo sorriso
Eu vou torcer pela amizade
Pelo céu azul, pela dignidade
Pela tolerância, pela natureza
Pelos meninos, pelas meninas
Por mim, por você
Eu vou torcer! Eu vou torcer!"...

Eu vou torcer pela sua felicidade sempre, amiga!!!

3 de setembro de 2008

Clarice... Sempre ela...

“ Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais fortes, dos amores mais loucos, dos pensamentos mais complexos e dos sentimentos mais intensos. Tenho um apetite voraz e os delírios mais doidos. Você pode até me empurrar do penhasco e eu vou dizer: - E daí ? Eu adoro voar ! ”
Clarice Lispector

2 de setembro de 2008

Achei que tinha muito a ver com a fase que estou passando...

A gente tem que morrer tantas vezes durante a vida
Que eu já tô ficando craque em ressurreição.
Bobeou eu tô morrendo.
Na minha extrema pulsão
Na minha extrema-unção
Na minha extrema mençãode acordar viva todo dia
Há dores que sinceramente eu não resolvo
sinceramente sucumbo
Há nós que não dissolvo
e me torno moribundo de doer daquele corte
do haver sangramento e forte
que vem no mesmo malote das coisas queridas
Vem dentro dos amores
dentro das perdas de coisas antes possuídas
dentro das alegrias havidas
Há porradas que não tem saída
há um monte de “não era isso que eu queria”
Outro dia, acabei de morrer
depois de uma crise sobre o existencialismo
3º mundo, ideologia e inflação…
E quando penso que não
me vejo ressurgida no banheiro
feito punheteiro de chuveiro
Sem cor, sem fala
nem informática nem cabala
eu era uma espécie de Lázara
poeta ressucitada
passaporte sem mala
com destino de nada!
A gente tem que morrer tantas vezes durante a vida
ensaiar mil vezes a séria despedida
a morte real do gastamento do corpo
a coisa mal resolvida
daquela morte florida
cheia de pêsames nos ombros dos parentes chorosos
cheio do sorriso culpado dos inimigos invejosos
que já to ficando especialista em renascimento
Hoje, praticamente, eu morro quando quero:
às vezes só porque não foi um bom desfecho
ou porque eu não concordo
Ou uma bela puxada no tapete
ou porque eu mesma me enrolo
Não dá outra: tiro o chinelo…E dou uma morrida!
Não atendo telefone, campainha…
Fico aí camisolenta em estado de éter
nem zangada, nem histérica, nem puta da vida!
Tô nocauteada, tô morrida!
Morte cotidiana é boa porque além de ser uma pausa
não tem aquela ansiedade para entrar em cena
É uma espécie de venda
uma espécie de encomenda que a gente faz
pra ter depois ter um produto com maior resistência
onde a gente se recolhe (e quem não assume nega)
e fica feito a justiça: cega
Depois acorda bela
corta os cabelos
muda a maquiagem
reinventa modelos
reencontra os amigos que fazem a velha e merecida
pergunta ao teu eu: “Onde cê tava? Tava sumida, morreu?”
E a gente com aquela cara de fantasma moderno,
de expersona falida:- Não, tava só deprimida.
(Elisa Lucinda)

Como essa mulher tem uma capacidade fantástica de dizer o que a gente está sentindo!!!
Embora não esteja deprimida... Estou morrida!!! E é isso!!!

1 de setembro de 2008

Trasformação...


Para aqueles que estão sentindo falta de algo novo por aqui, eu explico...
Eu sei, 6 meses sem postar é muita coisa, muitos blogs morrem por muito menos, e não adianta dizer que entrei aqui inúmeras vezes pra postar algo e que simplesmente desisti, porque achei que não valeria à pena, ou não era necessário...
Estou passando por uma faze de intensa transformação interna e acho que isso é muito meu, não consigo dividir, é uma falha minha, também sei... Mas também é muito minha!
Espero que entendam e que me aguardem... A borboleta está saindo do casulo, com muito mais pra oferecer pra vocês do que antes, com informações e divagações mais preciosas e mais interessantes...
Tenham paciência... Voltarei transformada e inteira... Prometo!